Pablo Alves e Renato Constantino venceram as 3 Horas de Goiânia em 2021. |
#15 Colombo/Toni Mariano - 1.4
Anel que será oferecido aos vencedores das 3 Horas de Goiânia |
Pablo Alves e Renato Constantino venceram as 3 Horas de Goiânia em 2021. |
Anel que será oferecido aos vencedores das 3 Horas de Goiânia |
O Festival começou com Rafa colocando o Ford Fiesta da Ferrari Motorsport na pole position com Alexandre Souza ao seu lado na primeira fila. O paulista liderou a prova até a penúltima volta quando Ale e JP Vellard surpreenderam Lopes e venceram na Pro e Super, respectivamente. Toninho Espolador venceu na Master.
Eber Gomes largou na frente na segunda corrida mas ainda na primeira volta foi superado por Wanderson Freitas que assumiu a ponta e passou a disputar a vitória com Fábio "LeMans" até a primeira intervenção do carro de segurança que teve de voltar a pista após a batida entre Freitas e Vellard na Curva do Lago. Nesse momento, Fábio Le Mans liderava mas sucumbiu a pressão de Rafa Lopes que venceu a prova. Marcus Indio venceu na Super e Marcos Nahur na Master.
A terceira corrida começou com um pequeno equívoco por parte da direção de prova e comissários que não aplicaram a inversão de grid de acordo com o fim da corrida 2. Melhor para Rafa Lopes que liderou a prova de ponta e viu Ale Souza escalar o pelotão e terminar em segundo. Marcus Indio e Toninho repetiram as vitórias nas categorias Super e Master.
A ultima prova decidiria quem seria o primeiro campeão do Festival de Verão e os principais candidatos até o momento eram Rafael Lopes, Alê Souza e Fabio Lemans. Os três começaram bem a disputa subindo para o top 5 na classificação até Ale ser traído pelo equipamento quando o motor do seu Ford Fiesta "abriu o bico" na reta oposta na terceira volta. Nesse momento, Rafa Lopes ja estava em primeiro na prova, abrindo vantagem sobre "LeMans" que disputava com Fabricio Lançoni e Alexandre Camargo e caminhando para a terceira vitória no dia. Lançoni venceu na Super e Toninho Espolador venceu a terceira dele na Master.
Com os resultados incontestáveis, Rafael Lopes e a equipe Ferrari Motorsport foram os campeões do Festival no geral entre todos os pilotos e na PRO. Marcus Indio foi o vencedor na Super e Toninho Espolador o vencedor na Master, entre os pilotos com mais de 50 anos.
Enfim, como disse o Luc na transmissão, o Festival de Verão foi um evento embrionário de um campeonato que será realizado ainda esse ano e tem início previsto para o mês de abril. A ideia é de que sejam realizadas quatro etapas com as possibilidade de serem duas em Interlagos, uma em Cascavel e uma em Londrina. Com certeza tudo o que foi visto esse fim de semana, seja na parte desportiva ou na parte técnica, claramente servirá para futuras adequações na sequencia da temporada. Fica aqui registrado mais uma vez os parabéns aos envolvidos e os desejos de vida longa à Gold Turismo.
Texto: Felipe Cezar
Fotos: Daniel Gomes
Rafa Lopes venceu três corridas e conquistou o título do Festival de Verão Gold Turismo |
A ascensão alcançada nas ultimas temporadas do Turismo
Nacional BR com a renovação de grid para os “Classe 1” utilizando carros que seguem em linha de produção (de 2018 para cá) e o
crescimento da Turismo 1.4 em estados como MG e GO, acabou por encostar um grande
numero de carros do Marcas e Pilotos 1.6 que já tiveram sua produção
descontinuada, como VW Gol G2 à G4, Ford Ka e Fiesta, GM Corsa e Celta entre
outros.
Enxergando uma oportunidade nisso assim como aconteceu com a
Gold Classic, Luc Monteiro correu atrás e no próximo fim de semana
acompanharemos a 1ª edição do Festival de Verão Gold Turismo em programação
conjunta com a Classic e as 1000 Milhas de Interlagos. A ultima atualização
aponta que aproximadamente 50 carros estão inscritos.
Com três categorias em disputa os pilotos serão divididos em
Pro, Super e Master (para os pilotos com mais de 50 anos) e irão a pista em quatro baterias curtas para definir quem serão os campeões e quem vai levar para casa o prêmio de R$12 mil reais como campeão geral. Alguns bons nomes como Alê Souza, Rafael Barranco, Wanderson Freitas, Fabio "Le Mans", José Cordova, entre outros estão entre os confirmados.
As quatro corridas serão disputadas no sábado (22/01) às 08h10, 08h35, 15h55 e 16h20 com transmissão ao vivo no canal da Auto+ no Youtube e geração de imagens da MasterTV. Para quem é de São Paulo, o acesso as arquibancadas de Interlagos será liberado ao público sem custos e haverá credenciais a venda para acesso aos boxes.
Aproveito o post para deixar os parabéns ao Luc pela coragem em "meter a cara" em mais um projeto que com certeza será sucesso. São carros e pilotos bons demais para ficarem parados e encostados nas oficinas e garagens por aí.
Foto: Cleocinei Zonta/Vanderley Soares
O Turismo 1.4 BR segue se consolidando no cenário do automobilismo brasileiro. Em total ascensão após a temporada 2021 com todas as etapas realizadas tendo um grid superior a 40 carros e aliando um alto nível de competitividade com um custo relativamente baixo, o que se vê nos bastidores e nas redes sociais é uma boa quantidade de pilotos atualizando seus carros para modelos mais novos, além da chegada de novos pilotos.
Vendo isso e sem acomodação nenhuma, foi apresentado pelos organizadores na segunda-feira (10) um portfólio do campeonato para 2022. A principal novidade fica por conta da quantidade e em quais pistas serão realizadas as corridas. Em 2021 foram quatro etapas, sendo duas delas no RS (Guaporé e Tarumã) e as demais em Goiania/GO e Curvelo/MG.
Para esse ano serão cinco etapas. Tarumã/RS e Goiânia/GO já são figurinhas carimbadas da categoria. O Autódromo de Potenza em Juiz de Fora/MG entra no lugar de Curvelo e as demais novidades (baita novidades) ficam por conta de Brasília/DF que com a reforma do Autódromo Nelson Piquet voltará a receber os principais eventos do automobilismo brasileiro e de Interlagos/SP, que dispensa qualquer apresentação e que sem dúvidas será a principal corrida da temporada.
As datas ainda serão confirmadas pela organização, mas assim que divulgadas você verá tudo isso por aqui no blog e instagram do Pista Fechada.
As imagens que circularam ontem pela internet entristeceram toda a comunidade do automobilismo brasileiro. A curva da vitória e o "S" de baixa destruídos foram golpes difíceis de assimilar, mas a imagem da ponte sendo derrubada foi o golpe final, como uma faca sendo cravada no peito de cada um.
Mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos para realização de eventos, claramente com o intuito de apresentar uma "inviabilidade" do AIC como negócio, fica registrado aqui a nossa gratidão ao AIC por tudo que foi vivenciado ali. Sem dúvidas é um local que vai ficar gravado nas melhores memórias de muita, muita gente.
Prefeitura estuda concessão do Autódromo Ayrton Senna de Londrina |
Profissionalmente, passei por alguns serviços que me afastaram de estar em frente ao computador e até mesmo do celular, o que tornou dificílima a ideia de manter o blog na ativa como era. Foi daí que eu criei um perfil no instagram (@pistafechada) para manter o ritmo de postagens e seguir com as informações para aqueles que acompanham esse trabalho.
Em 2021, situações familiares no que se diz a saúde acabou bagunçando um pouco a casa. A situação ainda não foi sanada (mas será, com a graça de Deus!) mas me organizei para esse momento, de retornar com o blog a maneira antiga.
Enfim, para 2022 eu já me comprometi a entregar o melhor possível na cobertura dos campeonatos de tração dianteira espalhados pelo Brasil com novas ideias e quero contar com a audiência e participação de todos vocês.
Tenham todos um Feliz 2022.