quarta-feira, 4 de maio de 2022

Com direito a homenagem a Senna, Turismo Nacional inicia temporada 2022 em Cascavel em outro patamar

Muito se leu e muito se ouviu nos bastidores sobre o Turismo Nacional nos últimos anos. "Ah, já era", "acabou", "tem prazo de validade", sem falar das comparações com outras categorias, mas o fato é que a cada temporada a categoria demonstra estar mais consolidada no cenário do automobilismo brasileiro.

Nem mesmo a forte chuva que caiu sobre o oeste paranaense esse fim de semana impediu o Turismo Nacional de proporcionar um verdadeiro espetáculo aos fãs da categoria que acompanharam as corridas em Cascavel. Desde o passeio no centro da cidade para divulgação, passando pelo media day com "camera-car", homenagem e lembrança aos 28 anos da partida do ídolo maior do nosso automobilismo, Ayrton Senna, e as corridas extremamente disputadas com quase 50 carros inscritos foram a prova de que o Turismo Nacional está alcançando outro patamar.

Não só por ter feito parte do staff do Turismo Nacional por três anos, mas também por ser apaixonado por esse campeonato, esse tipo de carro de corrida, espero e torço para que venham coisas ainda maiores e melhores para o Turismo Nacional. A próxima etapa será em Goiânia nos dias 11 e 12 de junho e com certeza já tem muita gente ansiosa por isso.

Enfim, vamos a um breve resumo do aconteceu em cada categoria:

SUPER: Se você perguntar a qualquer um quem são os favoritos ao título da Super em 2022, 99% vão apontar os pilotos Gustavo Magnabosco e Rafael Lopes como os principais candidatos. E eles estavam prontos para comprovar isso. Rafa cravou a pole position, mas queimou a largada e abriu caminho para que Magnabosco vencesse a corrida 1 no sábado e terminou em sexto. No domingo, nova vitória de Magnabosco na corrida 2 e Lopes fora da disputa por um problema de embreagem. Nesse momento uma outra máxima do Turismo fez-se valer. PONTUE o máximo que puder. Em 2021, o campeão Magnabosco marcou pontos em todas as 24 corridas do fim de semana. 

Fausto de Lucca e Rafael Barranco travaram uma verdadeira batalha até a ultima curva, quando Fausto levou a melhor por apenas 0s050. Rafael Lopes foi o terceiro e Magnabosco abandonou. A corrida 4 foi marcada pelo incidente envolvendo Leandro Freitas, que liderou boa parte da prova em seu retorno ao TN, Rafael Lopes e Gustavo Magnabosco, o ultimo levando a pior e tendo de abandonar a prova. A vitória ficou com Rafael Lopes à frente Fabiano Cardoso e Fausto de Lucca.

Com uma vitória, dois terceiros e um quarto lugar, o catarinense Fausto de Lucca começa o campeonato na frente com 86 pontos seguido pelos irmãos Freitas com 81 e Rafael Lopes com 71.

ELITE: Uma das grandes novidades do Turismo Nacional foi a criação da divisão Elite afim de compor o grid junto a categoria Super e diminuir a diferença no salto dos pilotos oriundos da categoria "A". Retornando ao campeonato após duas temporadas ausente, Eduardo Pavelski anotou a pole position mas não conseguiu participar da 1ª corrida por um problema na bandeija de suspensão do seu VW Gol. Melhor para Guilherme Sirtoli que venceu a corrida 1. Pavelski se recuperou e venceu as outras três corridas do fim de semana.

Piloto da casa, Guilherme Sirtoli sai de Cascavel na liderança da nova categoria com 96 pontos. Na regularidade, o goiano William Perillo é o segundo colocado com 76 e Eduardo Pavelski o terceiro com 74.

Cat. A: A pole position em Cascavel foi do Nissan March da dupla Wylliam Cezarotto e Natan Sperafico.  Wylliam as duas corridas (1 e 3) que participou e coube a ele conduzir a homenagem à Ayrton Senna, carregando a bandeira do Brasil após a vitória como o "chefe" fazia. Cezarotto e Natan estão em primeiro na classificação do campeonato. As demais vitórias foram de Juca Lisboa, debaixo de muita chuva em sua estréia no TN e Henrique Basso.

Cezarotto e Sperafico lideram a tabela com 100 pontos contra 90 de Henrique Basso. Uma das revelações da etapa, Gabriel Ymagava, abandonou a corrida 4 e teve de se contentar com a terceira posição na tabela com 62 pontos. As duplas Juca Lisboa/Algacir Sermann e Evandro Maldonado/Roberto Bonato estão empatados em quarto com 59. 

Cat. B: O jovem piloto Mathias de Valle foi um dos grandes destaques também da 1ª etapa. Com o Citroen C3 #16, Mathias cravou a pole position e venceu as três primeiras corridas do fim de semana. Um problema mecânico o tirou da corrida 4 ainda no início da prova impedindo que o piloto cravasse os 100% de aproveitamento no fim de semana.

Lembra o que falei sobre terminar todas as corridas e somar o máximo de pontos que puder?! Pois bem, o piloto nordestino Faruk Araujo, o "Sheik do Sertão", terminou todas as corridas entre os primeiros e venceu a corrida 4. Com os resultados somou 92 pontos e vai para Goiania à frente de Mathias de Valle que somou 79 e Bruno Tanq, estreante que fez boa apresentação e tem 74 pontos.

Senior: Na categoria destinada aos pilotos com mais de 54 anos de idade, a disputa foi paranaense. Enquanto o bicampeão André Jacob enfrentou dificuldades com o seu Volkswagen Up! #38, Guto Baldo e Miguel Laste venceram duas corridas cada e estão separados por apenas cinco pontos na classificação.

Turismo Nacional - 2022 - Classificação após 1 etapa:
Super: 1º) Fausto de Lucca, 86 pontos; 2º) Wanderson/Leandro Freitas, 81; 3º) Rafael Lopes, 71; 4º) – Gustavo Magnabosco, 62; 5º) Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso, 62. Elite: 1º) Guilherme Sirtoli, 96; 2º) Willian Perillo, 76; 3º) Eduardo Pavelski, 74; 4º) Davi Dal Pizzol, 72; 5º) Nilton Rossoni/Fabrício Lançoni, 67. Cat A: 1º) Wyllian Cezarotto/Natan Sperafico, 100 pontos; 2º) Henrique Basso, 90; 3º) Gabriel Ymagawa, 62; 4º) Juca Lisboa/Algacir Sermann, 59; 5º) Evandro Maldonado/Roberto Bonato, 59. Cat B: 1º) Faruk Araújo, 92 pontos; 2º) Mathias de Valle, 79; 3º) Bruno Tanq, 74; 4º) Dudu Moratelli/Thiago Guinzelli, 72; 5º) Ricardo Raimundo, 61. Senior: 1º) Guto Baldo, 55 pontos; 2º) Miguel Laste, 50; 3º) Beto Pontes, 46.

Fotos: Thiago Guedes/Velocidade Cascavel e Cleocinei Zonta

Foto oficial com todos pilotos do Turismo Nacional

Grid de largada para as categorias Super e Elite

Fausto de Lucca, vitória por 0s050 e liderança do campeonato na Super

Da casa, Guilherme Sirtoli começou na frente
pela categoria Elite

Wylliam Cezarotto e Natan Sperafico, lideres da categoria A

Faruk Araujo, o Sheik do Sertão, lidera a categoria B

Guto Baldo é o primeiro colocado na Senior

Nenhum comentário:

Postar um comentário