sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Brasileiro de Turismo 1.4 termina com Wilton Pena, Mathias de Valle e Marcos Paioli como campeões 2022.

Chegou ao fim o campeonato 2022 do Turismo 1.4. Foram cinco etapas passando pelos estados de Goiás, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul para definir os campeões do campeonato que se consolidou de vez no cenário do automobilismo brasileiro.

A etapa decisiva foi realizada no Autódromo de Tarumã, em Viamão/RS e contou com mais de 40 carros no grid para as quatro provas disputadas. No campeonato, Wilton Pena chegou à frente de Wanderson Freitas/Thiago Escobar pela categoria "A", enquanto Mathias de Valle era o primeiro na "B" seguido de Peter Tubarão. No entanto, nenhum deles teve vida fácil durante o fim de semana.

Os pilotos da casa Guto Rotta e Choka Sirtuli cravaram a pole position apenas 0s038 mais rapidos que Wilton Pena. Ainda no sábado, com o cair da noite Rotta/Choka lideraram de ponta a ponta a primeira corrida do fim de semana para vencer no geral. Os candidatos ao titulo, Freitas/Escobar e Pena terminaram em 12º e 13º, respectivamente. Na categoria "B", vitória de Juca Bassani. Mathias de Valle foi apenas o 13º e Peter Tubarão o 15°. Paioli venceu na Master colocando a mão no título.

A segunda corrida foi vencida por uma prata da casa, o jovem piloto João Cardoso Jr partiu da quinta posição e assumindo a liderança nas ultimas voltas venceu à bordo do GM Onix #10 com ligeira vantagem sobre Tiago Takagi na categoria "A". Wilton Pena terminou em sexto e Freitas/Escobar em sétimo. Juca Bassani repetiu a vitória na categotia "B". Peter Tubarão foi o nono colocado e Mathias não completou a prova.

A inversão de grid colocou Wilton Pena e Guto Rotta novamente na primeira fila. Ambos guiaram o fino proporcionando uma das melhores disputas da temporada com Guto Rotta levando a melhor após uma manobra arrojada na curva 1. Com o segundo lugar, Wilton Pena garantia ali o bicampeonato brasileiro na categoria A. Juca Bassani venceu a terceira dele no fim de semana pela categoria “B” e o carro #154 de Ícaro e Francisco Schmidt venceu na Master.


A quarta e última bateria foi vencida por Tiago Takagi que estreou um belíssimo GM New Onix Plus com excelente desempenho, partindo da oitava posição no geral para a vitória, seguido de perto por Thiago Escobar e Ike Ramos. Na categoria B, vitória de Thiago Boz.


Com os resultados, Wilton Pena faturou e levou o título da categoria A para Minas Gerais. Mathias do Valle, que comemorou o título do Centro Oeste ha algumas semanas, agora vai celebrar o seu primeiro título nacional. E na Master, a lenda Marcos Paioli escreveu mais um bonito capítulo na sua história.


E assim terminou mais uma temporada da 1.4. Com certeza os organizadores vão seguir trabalhando pesado para que em 2023 o campeonato atinja um patamar ainda mais alto, entregando um excelente evento para público, pilotos e equipes.


Wilton Pena conquistou o bicampeonato da 1.4 na categoria A

Mathias de Valle foi o melhor em 2022 na categoria "B"

Entre os mais experientes, Marcos Paioli foi o campeão na "Master"


Nenhum comentário:

Postar um comentário