sexta-feira, 18 de novembro de 2016

500 Milhas de Londrina: "Em uma edição histórica, estamos fazendo o possível para não ficar de fora" diz Ubiratan Jacobsen, chefe de equipe na Kia Power Imports.


Kia Power Imports Racing Team com o chefe "Bira" Jacobsen ao centro
e o piloto-proprietário Alexandre Finardi (macacão azul escuro) em 2015.
Com menos de 10 dias para uma das provas mais aguardadas pela galera que gosta e acompanha o Endurance brasileiro, as 500 Milhas de Londrina, conseguimos tomar um pouco do tempo do catarinense Ubiratan "Bira" Jacobsen, chefe de equipe na Kia Power Imports Racing Team e responsável pelo MRX #80 equipado com um poderoso motor Nissan V6, para bater um papo com o Pista Fechada. Confira abaixo um resumo da nossa conversa.

PF: Bira, conta para nós um pouco da sua história e da equipe Kia Power Imports Racing no automobilismo. Como começaram e o que já conquistaram todos esses anos correndo pelo Brasil?
BJ: Eu comecei participando nas provas de arrancada em 1992 com 16 anos. Trabalhei até 1998 com carros de rua e de arrancada, conquistando vários títulos estaduais e nacionais em diversas categorias. Em 1999, partimos para o catarinense de terra com 2 pilotos e iniciamos nossa aprendizagem de pista, foi aí que conheci o Alexandre Finardi (idealizador e proprietário da equipe) que já corria no asfalto e na terra. Em 2003 entramos juntos no Endurance com a equipe Kia Power Imports Racing Team, à bordo do Aldee #21, com pilotos Alexandre Finardi, Gastão Weigert e Beto Pruner. Era um carro muito rápido, fizemos as 500 Milhas de Londrina daquele ano e infelizmente sofremos um acidente após 3 horas de prova. No ano seguinte, adquirimos um Spyder e começamos a desenvolve-lo. Em 2007, conquistamos nosso primeiro pódio na corrida com Alexandre Finardi, Armin Kliewer e Beto Pruner terminando em um ótimo segundo lugar na categoria e p7 no geral. Em 2008, fizemos nossas primeiras participações no "Brasileiro de Endurance" e subimos várias vezes no pódio com os pilotos Alexandre Finardi e Nelson Silva Jr. Em 2009, nossa primeira temporada completa no brasileiro, fomos vice-campeões na categoria P2. Já em 2010, tivemos um ano memorável. Realizamos algumas modificações em nosso Spyder com motor Ford Duratec que resultaram no título da categoria P2 e terceiro colocado no geral. Em 2011 adquirimos o MRX, mas com o atraso na importação do câmbio, conseguimos estrear o carro apenas no final de 2012, na Top Series, e foi bem legal, estreamos o carro com um ótimo segundo lugar ao fim da prova. 2013 andamos pouco mas conquistamos uma importante vitória nos 500 Km de Interlagos e lideramos as 500 Milhas de Londrina até a hora final de prova quando enfrentamos problemas de suspensão e terminamos na segunda posição. De 2014 á 2016 participamos de provas esporádicas, inclusive lideramos os 500 Km de São Paulo de 2015 no Velocittá largando da pole position e mais uma vez fomos traídos pela suspensão nos tirando da corrida faltando 8 voltas para o final. Conseguimos salvar um p4 no geral e p1 na categoria. Nas 500 Milhas (de Londrina) de 2015, largamos de ultimo e embaixo de um temporal e em 2 horas de corrida estávamos na liderança brigando pela vitória, mas infelizmente um problema nos tirou da prova.

PF: E para as 500 Milhas de Londrina desse ano, como estão os preparativos?
BJ: A falta de um autódromo mais próximo prejudica um pouco a preparação e desenvolvimento do carro, mas estamos fazendo o possível para participar e não ficar de fora de uma corrida. O Nelson Silva Jr e o Felipe (Bertuol) que sempre andam com a gente, já tem compromisso e não vão poder correr esse ano. Estávamos com um esquema muito bom engatilhado com outros pilotos e patrocinadores para dividir a pilotagem com o Alexandre Finardi, mas a crise que o país vem atravessando, infelizmente atrapalhou o acerto. Mas não desistimos, o Alexandre ainda está a procura de um ou dois pilotos para participarmos da prova.

PF: E para 2017, quais os planos para a equipe Kia Power Imports Racing Team?
BJ: A princípio vamos fazer o campeonato todo da "Endurance Brasil" que é praticamente um gaúcho e correr as provas já tradicionais como os 500 Km de São Paulo, as 500 Milhas de Londrina e os 800 Km do Paraná. Com o carro cada vez melhor e em constante desenvolvimento, a ideia é brigar por títulos e vitórias.

2003, começo da equipe no Endurance
com o Aldee #21
Spyder #80, campeão brasileiro na categoria P2 em 2010


2013, vitória nos 500 Km de Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário