terça-feira, 1 de maio de 2018

Turismo Nacional: Em Londrina, santo de casa faz milagre, sim!

Lucas Inoue venceu as duas corridas que valiam mais pontos
e lidera a categoria "1A".
Com 32 carros no grid e um formato de disputa inovador e muito dinâmico com 4 corridas de 20 minutos, inversão de grid para os primeiros colocados (aliás, a StockCar devia copiar o método utilizado pelo TN) e carros modernos (Classe 1) no meio dos "mais antigos" (Classe 2), o Turismo Nacional trouxe um belo espetáculo para quem foi ao Autódromo Ayrton Senna de Londrina conferir a primeira etapa da temporada 2018. O campeonato segue "pegando preço" e a expectativa é de que novos carros e pilotos entrem na disputa tanto na Classe 1 como na Classe 2.

Assim como no futebol, os pilotos londrinenses Lucas Inoue (Classe 1A), Ted Barbirato (1B) e André Jacob (2B), fizeram valer o "fator casa", venceram corridas e começam o campeonato liderando a classificação. Edson Bueno, de Teixeira Soares (PR), campeão da "B" em 2017 subiu de categoria com o pé direito e na base da regularidade (um 3º e três 2º lugares) começa o campeonato na liderança da Classe 2A.

Os resultados dos treinos, tomada de tempo e das quatro corridas estão no site da RaceHero. Já as imagens da etapa londrinense devem ser disponibilizadas na internet ainda essa semana. A segunda etapa do Turismo Nacional está marcada para o dia 16/06 em Guaporé/RS. Agora vamos à um resumo das corridas do fim de semana.

Corrida 1
Na manhã de sábado, Wanderson Freitas (2A) largou na pole position e travou uma boa briga com o cascavelense Leandro Zandoná (2A) nas primeiras voltas, seguidos de muito perto pelo HB20 de Fabiano Cardoso (1A) e o Gol G7 de Lucas Inoue (1A). Lucas superou Fabiano no meio da prova e uma volta depois deixou Freitas e Zandoná para trás na reta oposta para vencer no geral e na Classe 1A. Wanderson Freitas foi o vencedor na 2A, Ted Barbirato na 1B e Alisson Nurnberg venceu na 2B.

Corrida 2
Com a inversão do grid para os 7 primeiros colocados, Paulo Bento (2A) largou na pole position e teve muito trabalho com os adversários Thiago Klein, Leandro Zandoná e Edson Bueno (todos 2A). Com essa briga, Fabiano Cardoso e Lucas Inoue da Classe 1 se aproveitaram e disputaram a vitória até a penúltima volta quando em um toque na curva da Vitória, Lucas acabou escapando para fora da pista. Após 15 voltas, vitórias de Fabiano Cardoso no geral e na Classe 1A, de Leandro Zandoná na Classe 2A, Ted Barbirato na 1B e André Jacob na 2B.

Ted Barbirato fez o dever de casa e lidera a Classe 1B
Corrida 3
Os carros voltaram a pista no período da tarde com nova inversão de grid para os sete primeiros e quem ficou com a pole foi Gustavo Magnabosco e o Gol #17 da Classe 2, graças a excelente corrida de recuperação do seu parceiro Juninho Berlanda que saiu da 27ª posição para a 7ª na corrida 2. Mas na corrida, quem deu as cartas novamente foi Lucas Inoue #89 que saiu da 5ª posição para vencer no geral e na Classe 1A. Gustavo Magnabosco venceu na 2A, Ted Barbirato e André Jacob repetiram as vitórias na 1B e 2B, respectivamente.

Corrida 4
Para a última corrida do fim de semana (ufa!) foram invertidos os 9 primeiros do grid e André Jacob largou na pole position. Gustavo Magnabosco largou de oitavo e foi deixando os adversários para trás e vencer no geral e na Classe 2A. Aliás, essa foi a única vitória de um carro da Classe 2 no fim de semana, mostrando que os carros mais novos já estão mostrando à que vieram. O mineiro de Curvelo/MG, Gustavo Mascarenhas, foi o segundo colocado no geral e venceu na Classe 1A com o bonito Uno #87. Ted Barbirato, que estreou esse ano no automobilismo fez o dever de casa e fechou o fim de semana com 100% de aproveitamento na 1B com pole position, 4 vitórias e a liderança do campeonato. Na Classe 2B, André Jacob venceu e já desponta como um dos favoritos ao título.

Enfim, a primeira etapa foi um sucesso. O formato de disputa agradou, os carros novos se juntando aos "velhinhos" também chamaram a atenção, principalmente do público. Confira a pontuação EXTRA-OFICIAL do campeonato, feita por esse que vos escreve.

Brasileiro de Turismo Nacional 2018 - Classificação após 1 etapa:*
Classe 1A
1º) Lucas Inoue, 100 pontos; 2º) Gustavo Mascarenhas, 85; 3º) Francisco Paiva Jr, 68; 4º) Fabiano Cardoso/Rafael Lopes, 59; 5º) Luis Guilherme Filgueiras/Rodrigo Moreno, 56.

Classe 1B
1º) Ted Barbirato, 105 pontos

Classe 2A
1º) Edson Bueno, 85 pontos; 2º) Juninho Berlanda/Gustavo Magnabosco, 75; 3º) Paulo Bento, 72; 4º) Leandro/Wanderson Freitas, 65; 5º) Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni, 60.

Classe 2B
1º) André Jacob, 99 pontos; 2º) Mario Garibaldi Filho, 70; 3º) Carlos Machado, 57; 4º) Wenes Carvalho, 52; 5º) Diogo Lapena, 49.

*pontuação extra-oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário