quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

TN: Aliando velocidade e constância, Gustavo Magnabosco é o campeão 2021 da Super

Interlagos sediou a decisão da temporada 2021 do Turismo Nacional, tal como na primeira edição ainda em 2017 quando o campeonato ainda chamava-se por "Brasileiro de Turismo 1600", e o catarinense Gustavo Magnabosco sagrou-se campeão brasileiro do Turismo Nacional na Super, a principal do certame.

Magnabosco chegou à São Paulo com boa vantagem sobre os seus principais adversários na disputa pelo título, Wanderson Freitas e Luiz Carlos Ribeiro. Com o mesmo desempenho e constância apresentado no ano passado com o VW Gol #63 da Sergio Ferrari Racing Team, Gustavo viu seus adversários serem envolvidos em acidentes durante a etapa que tiraram ambos da disputa direta. Foram 24 corridas ao longo da temporada com Gustavo pontuando em todas elas sendo um 12º lugar em Santa Cruz do Sul o seu pior resultado.

Enfim, a etapa começou com Luiz Carlos Ribeiro esboçando reação e cravando a pole position com Gustavo Mascarenhas ao seu lado na primeira fila e Magnabosco em 4º. Mascarenhas que ficou fora da quinta etapa em Santa Cruz do Sul, mostrou que conhece bem os caminhos de Interlagos superando Ribeiro ainda no início da prova e vencendo com praticamente cinco segundos de vantagem sobre o gaúcho que ainda mantinha chance contra Magnabosco que foi o 5º. 

Então veio a fatídica segunda corrida. Gustavo Mascarenhas estava afiado e mesmo com a inversão de grid escalou o pelotão até alcançar a liderança. Na sétima volta, Richard Heidrich e Pablo fizeram a descida do Lago "de mãos dadas" e acabaram se tocando. Desgovernado, o Fiat Argo de Pablo acabou colidindo com o Toyota de Ribeiro que foi em direção a barreira de pneus interna destruindo seu carro. Uma das rodas do Etios #44 voltou para a pista e foi "atropelada" por Wanderson Freitas que teve a suspensão do VW Gol #77 danificada e também abandonou a corrida. Nesse momento, a situação afim de campeonato ficava bem complicadas para ambos. Gustavo Mascarenhas venceu seguido de Ferter e Heidrich. Magnabosco foi o oitavo.

Ribeiro não conseguiu voltar para as duas corridas finais e Freitas abandonou a terceira corrida ainda na primeira volta dando adeus ao campeonato. Cesinha Bonilha largou na pole position e puxou o ritmo nas primeiras voltas até ser superado por Gustavo Magnabosco que assumiu a ponta e seguiu para sacramentar o título com uma corrida de antecedência. 

Na quarta corrida do fim de semana e última da temporada já com o título definido, as atenções estavam voltadas para Juninho Berlanda e Gustavo Mascarenhas que iriam disputar o vice campeonato. E que disputa! Enquanto Fausto de Lucca e Richard Heidrich largaram na frente e dispararam, Berlanda e Mascarenhas foram trocando posições entre eles e com os adversários. Ao final, Fausto de Lucca venceu seguido de Richard Heidrich e do campeão Gustavo Magnabosco. Mascarenhas foi o 5º e Berlanda o 6º, resultado suficiente para que Juninho garantisse o vice-campeonato.

Campeão, Gustavo Magnabosco terminou o campeonato com 516 pontos. Juninho Berlanda foi o vice com 420 pontos e Mascaernhas em terceiro com 415. Companheiros de equipe na Ouro Car, Peter Ferter e Luiz Carlos Ribeiro terminaram em 4º e 5º respectivamente.

Fotos: Cleocinei Zonta/Vanderley Soares/Humberto da Silva

Campeão de 2020, Juninho Berlanda ficou com o vice campeonato

Gustavo Mascarenhas venceu duas corridas em Interlagos
e ficou em terceiro no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário