quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

TN: De forma dramática, Vitor Perillo conquista o título do Turismo Nacional na categoria "A"

Você começou a acompanhar a cobertura da decisão do campeonato de 2021 da Turismo Nacional que aconteceu em Interlagos no ultimo fim de semana com a categoria Super no post anterior. Agora é a vez da categoria "A" só foi decidida após a bandeirada em um roteiro quase que de cinema.

O goiano Vitor Perillo liderou o campeonato desde a etapa de abertura e chegou a Interlagos com uma vantagem relativamente tranquila sobre os adversários, Gustavo Dal Pizzol e Guilherme Sirtoli. Porém, Vitor enfrentou um fim de semana que não foi nada fácil. Um acidente nos treinos livres de sexta-feira quase colocou em cheque a participação do piloto na decisão. Em entrevista a transmissão, Vitor agradeceu ao bom trabalho da equipe Petrópolis e solidariedade de alguns concorrentes que ofereceram peças e ajuda para recolocar o GM Onix #52 novamente na pista.

As atividades oficiais começaram com o VW Gol #36 dos pilotos Nilton Rossoni e Fabrício Lançoni se destacando e conquistando a pole position tendo Davi Dal Pizzol ao seu lado na primeira fila. Enquanto Gustavo Dal Pizzol e Guilherme Sirtoli largavam entre os seis primeiros, Vitor Perillo ainda sofrendo as consequências do acidente de sexta marcou apenas o 18º tempo. Na corrida 1, Fabricio Lançoni liderou de ponta a ponta tendo Eduardo Pavelski em seu encalço. Gustavo Dal Pizzol terminou em terceiro e Perillo em sétimo. Na segunda corrida, Lançoni e Pavelski "ignoraram" a inversão de grid e em duas voltas estavam novamente a frente do pelotão para cruzar a linha de chegada em primeiro e segundo mais uma vez. Gustavo Dal Pizzol terminou em terceiro e reduzia mais um pouco a diferença para Perillo que foi o oitavo.

Na corrida 3, Ted Barbirato assumiu a liderança de prova ainda na primeira volta trazendo Guilherme Sirtoli e Eduardo Bacarin junto com ele. Nilton Rossoni que assumiu o comando do Gol #36 se fez valer do carro muito bem acertado e um bom ritmo de prova para superar os adversários e garantir mais uma vitória para a dupla. Dal Pizzol terminou em quarto e Perillo em sétimo.

Chegamos a quarta e ultima corrida da temporada. Vitor Perillo largando da segunda posição tinha 36 pontos de vantagem sobre Gustavo Dal Pizzol e apenas um oitavo lugar seria suficiente para pudesse celebrar o título. Mas o automobilismo, meus amigos, é uma caixinha de surpresa! Logo após a largada Vitor Perillo sofreu uma pancada do lado esquerdo na primeira perna do "S do Senna" que danificou a suspensão do seu GM Onix e ali acabaria o sonho. Com Vitor fora da disputa, Gustavo Dal Pizzol precisava apenas de um quinto lugar para superar o adversário na classificação e levar o título para Santa Catarina. Gustavo travou uma bonita disputa pela vitória com seu pai, Davi Dal Pizzol que levou a melhor e Guilherme Sirtoli, terminando em segundo lugar e deixando Perillo para trás.

Porém após a vistoria pós-corrida foi encontrada uma irregularidade no GM Onix #27 de Gustavo Dal Pizzol. O "lastro de sucesso" que os pilotos carregam de acordo com a classificação do campeonato, estava alocado em desacordo com o regulamento, com isso, Dal Pizzol foi desclassificado e perdeu todos os pontos obtidos no fim de semana. Dessa maneira, Vitor Perillo foi declarado como campeão do Turismo Nacional 2021 na categoria A e Guilherme Sirtoli ficou com o vice campeonato. Ted Barbirato terminou a temporada em terceiro.

Vitor Perillo, campeão 2021 da Turismo Nacional "A"


Guilherme Sirtoli ficou com o vice-campeonato


Nilton Rossoni e Fabricio Lançoni venceram
três das quatro corridas em Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário