sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

TN: Em Interlagos, Glauco Tavares sagrou-se campeão do Turismo Nacional na categoria "B"

A categoria "B" do Turismo Nacional que é a porta de entrada para os pilotos com menor bagagem e experiência no automobilismo, foi a que chegou a Interlagos com a classificação mais apertada entre os postulantes ao título. Rafael Colombari e Glauco Tavares estavam separados por apenas cinco pontos e com os nordestinos Dorivaldo Gondra Jr e Faruk Araujo com boas possibilidades de vencer o campeonato.

O sábado começou com Rafael Manzini anotando a pole position na categoria. Dos postulantes ao título, o melhor colocado foi Rafael Colombari com um quarto lugar. Faruk foi o 5º, Dorivaldo o 7º e Glauco apenas o 10º. Manzini pulou na frente na corrida 1 e liderou até a segunda volta quando deixou a disputa pela vitória por problemas no seu GM Onix. Nesse momento, Colombari assumia a ponta e o cenário parecia perfeito para o maringaense. Mesmo carregando os 50kg do lastro de sucesso, a vitória na primeira corrida que tem a maior pontuação do fim de semana o ajudaria muito na classificação do campeonato. Porém, um forte acidente à 200 metros da linha de chegada tirava o Ford New Fiesta #93 da etapa e da disputa pelo título. A vitória então caiu no colo de Mathias de Valle, a primeira dele no Turismo Nacional e a primeira desde a etapa de Goiânia ainda em 2020 do Citroen C3. Glauco e Dorivaldo completaram os três primeiros e passavam a disputar o campeonato entre eles. 

A inversão de grid colocou Mathias de Valle na pole position geral no grid das categorias "A" e "B" da corrida 2 e com uma bela atuação liderando de ponta a ponta repetiu a vitória, seguido de Faruk Araujo e Ricardo Raimundo. Os postulantes ao título Glauco Tavares e Dorivaldo Gondra Jr fecharam a prova em 5º e 6º, respectivamente, com Glauco fazendo manutenção da liderança do campeonato.

Mas as coisas estavam longe de serem definidas porque a corrida 3 tratou de "animar" as coisas. Ainda com chances de buscar o título, Faruk Araujo largou em primeiro e imprimiu um bom ritmo para acompanhar os pilotos mais graduados da categoria A, controlar a vantagem sobre Mathias de Valle e vencer em Interlagos. Glauco Tavares enfrentou problemas em seu Fiat Mobi e ficou apenas com o 10º lugar e viu Dorivaldo Gondra reduzir a vantagem para apenas 1 mísero ponto com o terceiro lugar.

Com 61 pontos em jogo a disputa estava completamente aberta entre os dois e quem chegasse na frente seria o campeão. Dorivaldo largava na 3ª posição geral enquanto Glauco Tavares era apenas o 23º, mas um acidente na subida do laranjinha ainda na primeira volta tirou Dorivaldo da prova e da briga pelo campeonato. Coube a Glauco apenas "trazer para casa" o Fiat Mobi preparado pela JW Motorsport em terceiro na categoria e comemorar o título. A vitória na corrida 4 ficou com Ricardo Raimundo e Gabriela Morais em segundo.

Mesmo disputando uma etapa a menos, Glauco sagrou-se campeão da categoria "B" e deve subir para a "A" na temporada 2022. Dorivaldo Gondra levou o vice-campeonato para Pernambuco e Faruk Araujo terminou o campeonato em terceiro. Rafael Colombari em quarto e André Jacob fecham os cinco primeiros na classificação.

Dorivaldo Gondra Jr levou o vice-campeonato para Pernambuco

Faruk Araujo ficou na terceira posição no campeonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário