segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fórmula 1: Vettel pode ser considerado um dos maiores da história?

Sebastian Vettel, tetra-campeão de Fórmula 1

Essa é uma questão que tem gerado muitas discussões em grupos e fóruns espalhados na internet. O alemão que se consagrou no último domingo tetra-campeão consecutivo de Fórmula 1, já pode ser incluído como um dos maiores pilotos da história? Até que ponto os carros de Adrian Newey e a equipe trabalhando por ele interferem na conquista dos seus resultados?

Uma parte das pessoas que acompanham a F1 dizem que Vettel, é sim extremamente talentoso e os títulos são frutos do seu trabalho junto com um excelente carro. Uma outra parte diz que os méritos são de Adrian Newey, o mestre das pranchetas e projetista do excepcional RB9. Outros dizem que ele não tem adversários à altura para competir. Desculpe, mas dizer que Alonso, Webber, Raikkonen, Massa, Hamilton e Rosberg nao são bons adversários é uma insanidade.

EU, parto da opinião de que ninguém é campeão quatro vezes consecutivas na categoria máxima do automobilismo à toa ou porque tem o melhor carro do grid. São dois fatores que juntos resultam em um excelente resultado, como foi no começo da década de 2000 com o domínio da dupla Schumy/Ferrari.
Por mim, sem dúvidas Vettel é digno sim de ser colocado no mesmo patamar de outros grandes pilotos como Senna, Prost, Piquet, Fangio, Emmo, Stewart e demais que fizeram grande feitos nas pistas da F1.

O que tem atrapalhado isso, é um saudosismo exacerbado além de uma mania de super-valorizar o passado e desprezar o que acontece no presente e a história que vem sendo escrita. Talvez, os feitos de Vettel sejam valorizados mais pra frente quando aparecer outro fenômeno parecido com esse que temos visto hoje.

PS: Aos que dizem que o sucesso se deve ao Newey, lembrem-se que ele está na RBR desde 2006 e a primeira vitória veio somente em 2009 com...Sebastian Vettel ao volante!

Até a próxima pessoal.

Felipe Cezar


Um comentário:

  1. Se ele não fosse um ótimo piloto, poderia ter o melhor carro e não aconteceria nada. Devemos lembrar do passado sim, pois a história foi se construindo através dele, mas precisamos valorizar os novos e se abrir para a renovação sempre!!! Muito bom!

    ResponderExcluir