sexta-feira, 21 de julho de 2017

Afinal, por onde andam os Speed Fuscas?

Grid cheio da Speed Fusca no inicio dos anos 2000
Foto: Acervo Pedro Garrafa

Voltei a trabalhar e já estamos a uma semana sem textos. Para voltar a ativa, vou escrever sobre um assunto que há tempos vem me incomodando.

As tradicionais corridas de Fuscas ainda são realizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo muitos Fuscas ainda participam das provas da Classic Cup ou Clássicos de Competições. No Paraná não era diferente até a temporada de 2015 do Metropolitano de Londrina, quando Mika Maistro foi campeão da Super Speed.

Longe de mim cobrar explicações ou muito menos justificativas dos pilotos e equipes, não tenho direito, autonomia e nem nada para tal, mas cresci no autódromo vendo nomes como Sapia Jr, Ernesto "Gardenal" Pivaro Neto, Julio Saravy, Pedro Garrafa, Adilson Moreno, Neno Oliveira, Odone Ranocchi, Cesinha Bonilha, Sandro Oliveira, Camilo Cavatorta, Rolemberg Vidotti, Claudio Glória, Nilson Scarpetta, José Carlos Messas, César Ferro, Guto Garcia, Juliano e Renan Pires, Mika Maistro, Toni e Estevam Manhani entre muitos outros que eu poderia citar aqui por horas, disputando freadas e escrevendo seus nomes na história da categoria.

É óbvio que a crise em que o país está mergulhado tem atrapalhado os planos de muitos dos pilotos, nenhum deles é profissional e injetam grana do próprio bolso para competir. Também não sei se algo rolou nos bastidores para tal debandada do grid, mas que é no mínimo triste ir para o autódromo em dias de corrida e não ver os "Fucas" no grid, isso é.

As corridas da Speed sempre atraíram o público. Todo mundo tira sarro dos bons e velhos "Fusquinhas", mas quem não gosta de ver eles acelerando forte no autódromo, principalmente se estiver à frente de um carro mais moderno?!

Enfim, fica a minha torcida e de com certeza muitos outros apaixonados pela categoria para que ela não acabe e que voltem os bons tempos de grid cheio, como na foto que ilustra o post. 

A próxima etapa do Metropolitano de Londrina está marcada para os dias 12 e 13 de agosto. Quem sabe os pilotos que ainda tem seus carros guardados se sensibilizem com esse post e levem suas máquinas para a pista, rs. 

Um comentário:

  1. OBRIGADO PELA LEMBRANÇA DE MEU NOME.MAIS QUE NINGUÉM SINTO A FALTA DOS SPEED NAS PISTAS PRINCIPALMENTE AQUI EM LONDRINA E ESSA AUSÊNCIA DEVE SE A UMA FRUSTRADA TENTATIVA DE BARATEAR OS CUSTOS DE MÃO DE OBRA E A INTRANSIGÊNCIA DE ALGUNS PILOTOS QUE QUERIA UMA CATEGORIA QUE EU DIRIA "ELITISADA"....MAS FOI UM FRACASSO QUE COM A CHEGA DA CRISE FEZ COM QUE ESVASIASSE O GRID. EM VÃO A FEDERAÇÃO VEM TENTANDO COM SUBSÍDIOS A RETOMADA E O RETORNO DA CATEGORIA. ...SEM SUCESSO ....ACHO QUE A ÚLTIMA SERÁ NA PRÓXIMA ETAPA COM A CATEGORIA PARTICIPANDO DO TURISMO ....ESPERO QUE OS PILOTOS RETORNEM

    ResponderExcluir