terça-feira, 28 de janeiro de 2014

E deu Brasil nas 24 Horas de Daytona!



Após 24 horas e 695 voltas de corrida, a equipe Action Express Racing capitaneada pelo brasileiro Christian Fittipaldi, o português João Barbosa e o francês Sebastian Bourdais à bordo do Corvette DP #5, venceram a duríssima batalha contra o Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing por apenas 1.461 segundos de diferença. Fechando o pódio o segundo carro da Action Express o #9 de Brian e Burt Frisselle a apenas 19.489 segundos do líder. A corrida em si foi muito agitada e repleta de intervenções por parte do Safety Car. Muitos carros que não aguentaram e ficaram pelo caminho na disputa, principalmente na categoria Prototype.

Christian comemorando sua 2ª vitoria nas 24 Horas de Daytona

Corvette DP #5 da equipe campeã

Um dos fatos marcantes dessa edição das 24 Horas de Daytona foi o forte acidente envolvendo o DP #99 do americano Memo Gidley e a Ferrari 458 Italia #62 do Italiano Matteo Malucelli que vinha lenta pela pista e foi atingida por Gidley. O americano sofreu fraturas em braços e pernas, passou por cirurgia, mas passa bem.

Video do acidente de Memo Gidley e Malucelli

Entre os brasileiros com os Prototypes, a Chip Ganassi onde correu o brasileiro Tony Kanaan, ficou sem os seus dois carros durante a corrida. O Riley DP da Michael Shank onde Oswaldo Negri Jr pilotou, sofreu com um sério problemas de transmissão e a equipe perdeu muitas voltas para colocar o carro novamente na pista. Bruno Junqueira chegou a liderar com seu Oreca FLM09 na Prototype Challenge, mas seu carro nao resistiu e abandonou cedo a disputa pela vitória. O trio brasileiro Raphael Matos, Julio Campos e Gabriel Casagrande também enfrentaram problemas mas conseguiram completar a prova em um excelente 3° lugar na categoria e 13° na geral.

A GTLM, prevaleceu a aptidão de “cavalo de batalha” do Porsche 911 (991) GT3 RSR e a reestreia da Porsche North America foi em grandíssimo estilo, com a vitória do carro #911 guiado por Nick Tandy/Richard Lietz/Patrick Pilet. E com direito ao 6º lugar na geral, inclusive, seguidos pela BMW #56 de Joey Hand/Dirk Muller/Graham Rahal/John Edwards. O Viper de Marc Goossens/Dominik Farnbacher/Ryan Hunter-Reay, após dar show na pista e ter problemas, recuperou-se e conseguiu pelo menos um lugar no pódio.

Na GTD, a disputa foi tão boa que não acabou na pista. Durante a briga pela liderança na ultima volta, a Ferrari #555 de Alessandro Pier Guidi, supostamente empurrou Markus Winkelhock, no Audi #45 da Flying Lizard e os comissários puniram a Ferrari com acréscimo de tempo, mas depois acabaram voltando atrás na decisão e devolveram a vitória para a Ferrari #555 da Level 5 Motorsports.

O brasileiro Augusto Farfus e a Turner Motorsports, com a unica BMW Z4 GT3 fez uma boa corrida e terminou em 7°. Já a Ferrari 458 da Via Italia Racing com o time completamente brasileiro, formado pelo quarteto Chico Longo, Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes terminou em 10° após problemas mecânicos e a pouca velocidade de Chico durante alguns stints.

PS: Uma coisa que deixou muito a desejar e os fãs reclamaram bastante, foi em relação a transmissão da corrida aqui para o Brasil, que se resumiu a poucas horas no canal Fox Sports 2. No site da IMSA também não se encontrou o mesmo esquema de transmissão do ano passado, apenas algumas câmeras onboards. Resumindo, tivemos de recorrer aos canais de stream online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário