sábado, 1 de fevereiro de 2014

Stock Car: Novo câmbio eletrônico e treinos coletivos em Curitiba


Uma das novidades para a temporada 2014 vem na parte técnica dos carros, é a chegada dos câmbios eletrônicos para modernizar um pouco mais os carros. É isso mesmo, não veremos mais as alavancas sendo movimentadas para frente e para trás, como de costume e sim as novas borboletas atrás do volante.

"Essa mudança vai melhorar o carro em alguns pontos, como o desgaste do câmbio, que hoje já é relativamente baixo. Só para se ter uma ideia, esse câmbio mecânico que era usado na Stock Car é o mesmo ainda utilizado nas 24 Horas de Daytona, a mesma que o Christian Fittipaldi venceu. A vantagem do eletrônico é que ele não permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, e só troca quando pode e não quando o piloto quer", explica Zequinha Giaffone da JL, empresa que fabrica e dá suporte aos carros da categoria.

"O tempo de troca será igual ou um pouco mais rápido, mas o piloto manterá as duas mãos no volante, o que aumenta a segurança. Além disso, poderá fazer trocas numa curva segurando o carro no traçado com mais firmeza", completou Zequinha.

Com a entrada do novo câmbio, os carros perderão a alavanca no cockpit e também algumas outras partes mecânicas que acionavam as marchas, mas ganham quatro caixas, uma de gerenciamento eletrônico do sistema, uma da Magneti Marelli, uma do reservatório de óleo utilizado nas mudanças de marchas e outra do acumulador pressurizado que facilita a troca das marchas. O gerenciador do câmbio eletrônico está conectado ao gerenciador do motor, pois as duas partes têm de trabalhar em perfeita sintonia.

---

Treinos Coletivos em fevereiro no AIC

Antes da abertura do campeonato no fim de março em Interlagos, nos dias 25 e 26 de fevereiro, os carros da Stock Car vão para a pista em Pinhais, no AIC. O treino vai ser vir para aqueles pilotos que trocaram de times se ajustarem as suas novas equipes, para os estreantes terem uma chance de conhecer um pouco do carro e das equipes se adaptarem ao novo câmbio eletrônico. 

Confira o calendário da temporada 2014:
Treinos coletivos - 25/02: Curitiba-PR
1a etapa: 23/03 - Interlagos-SP (prova em duplas)
2a etapa: 13/04 - Santa Cruz do Sul-RS
3a etapa: 27/04 - Goiânia-GO
4a etapa: 1/06 - Ribeirão Preto-SP
5a etapa: 3/08 - Corrida do Milhão (local a ser confirmado)
6a etapa: 17/08 - Cascavel-PR
7a etapa: 31/08 - Curitiba-PR
8a etapa: 14/09 - Velopark-RS
9a etapa: 28/09 - Salvador-BA/alternativa
10a etapa: 12/10 - Curitiba/alternativa
11a etapa: 2/11 - Tarumã-RS
12a etapa: 16/11 - Brasília- DF/alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário