sábado, 5 de fevereiro de 2022

TN: Em cumprimento de norma da FIA, carros terão de usar abafadores de escapamento

Sem dúvida uma das coisas que nos leva a sermos tão apaixonados por automobilismo são os roncos dos motores. Sejam eles agudos, graves, mais alto ou baixo que outros. Dentro do próprio Turismo Nacional com a variedade de motores nós temos vários “barulhos” diferentes.

O fato é que uma nova norma estabelecida pela FIA determina que o ruído dos carros não pode ser superior a 110 decibéis. Por conta disso a VICAR emitiu um comunicado ao pilotos e preparadores estabelecendo a obrigatoriedade da utilização do abafador nos carros. A determinação já será válida para a etapa do próximo fim de semana (12 e 13/02) que encerra o campeonato de 2021 e toda a temporada 2022.

Foram selecionados dois modelos de abafadores pela organização da Turismo Nacional. Conversei com Helton Peixoto, responsável pelo desenho do modelo fabricado pela RF Wire Mesh. “O abafador é todo feito em inox e já está em teste desde o ano passado montado no Polo #34 da Mega Colchões cos resultados excelentes. Conseguimos reduzir os agudos até o valor estabelecido como padrão e aliando ganho de torque sem perda de potência”. E concluiu dizendo: "A fabricação, desenvolvimento e adaptação do abafador para o Turismo Nacional ficou à cargo da RF (Rafaele Ferraro) para viabilização de um custo mais baixo para o equipamento".

Durante a etapa de Interlagos, serão feitas as medições em todos os carros nos boxes para que haja conformidade com a norma NBR 9714 que estabelece o valor dos 110db com o veículo parado. As possíveis punições para quem não estiver adequado com a norma serão divulgadas no regulamento particular de prova. Claramente essa será uma norma que irá alcançar as demais categorias dos campeonatos nacionais e regionais. Semana que vem vamos ter a real de noção de como serão os novos roncos.  

Abafador RF desenvolvido para a Turismo Nacional

Polo #34 em que foi testado o abafador


3 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso! Será que vale a pena?

    ResponderExcluir
  2. Vão se preocupar com a educação, ou com a saúde! Absurdo! Vamos brincar de carrinho de bate bate agora...

    ResponderExcluir