Esse fim de semana marcou o início de mais uma temporada do automobilismo paranaense. Os últimos anos não foram fáceis para as bandas de cá. Primeiro a pandemia do Covid-19 trazendo a dificuldade em cumprir as datas e finalizar o campeonato, depois a concretização do fim do Autódromo de Curitiba e os problemas dos autódromos de Cascavel e Londrina sendo escancarados pela ausência deles em alguns dos principais certames do país. Eu torço por tempos melhores e grids maiores no automobilismo paranaense.
Justo na semana em que perdemos Jaci Pian, um dos maiores aficionados e incentivadores do automobilismo cascavelense, o Autódromo Zilmar Beux recebeu a primeira das quatro etapas que compõe o calendário 2022 com um bom numero de carros de inscritos, principalmente na categoria Turismo com quase 30 carros e uma novidade no regulamento do Marcas com a separação entre os carros de Classe 1 (seguindo o regulamento e pneus do Turismo Nacional) e Classe 2 (para os carros de 1996 até 2017).
O londrinense Adriano Barbosa, mais rápido na Classe 2 no classificatório liderou todas as voltas das corridas 1 e 2 para ser o vencedor em Cascavel. Na somatória dos resultados a dupla Ricardo Lasch/Júlio Fabrício ficaram na segunda posicao e Alisson Nurnberg em terceiro. Lorenzo Massaro foi o mais rápido na Classe 1, porém abandonou a disputa nas primeiras voltas. Melhor para o outro piloto da casa, Cido Morais que venceu com o Ford New Ka #84 à frente de Pedro Scherner e da dupla formada por Dudu Moratelli e Thiago Guinzelli.
O catarinense Guilherme Ragnini cravou a pole position na "Turismo A" e liderou a corrida 1 até a última volta quando foi superado por Sérgio Bucco. Sérgio Kroth terminou em terceiro. Na corrida 2, vitória de ponta a ponta de Sergio Bucco à frente de Ragnini e Kroth. Com 19 carros no grid, o mais numeroso do fim de semana, Dudu Moratelli e Luiz Dondoni foram os mais rápidos na classificação da categoria "Turismo B" mas abandonaram ainda nas voltas iniciais a disputa. Quem se aproveitou foi Evandro Szwed que venceu as duas corridas em Cascavel e começa o campeonato na frente seguido de Guilherme Negrello e Alcione Eduardo. Campeão de 2021, Ivan Mykytczuk Jr venceu as duas corridas da "Turismo C" e sai na frente em busca do bicampeonato.
A segunda etapa do Paranaense de Velocidade será no autódromo de Londrina nos dias 12 e 13 de junho e as demais nos dias 13 e 14 de agosto em Cascavel e a decisão em Londrina no mês de setembro.
Paranaense de Velocidade no Asfalto 2022 - Classificação após 1 etapa:
Marcas Classe 1: 1º) Cido Morais, 43 pontos; 2º) Pedro Scherner, 33; 3º) Eduardo Moratelli/Thiago Guinzelli, 12. Classe 2: 1º) Adriano Barbosa, 44 pontos; 2º) Ricardo Lasch/Julio Fabricio, 27; 3º) Alisson Nurnberg, 18. Turismo A: 1º) Sergio Bucco, 43 pontos; 2º) Guilherme Ragnini, 34; 3º) Ricardo Spancerski/Rafael Lupatini; 23. Turismo B: 1º) Evandro Swzed, 43 pontos; 2º) Guilherme Negrelo, 30; 3º) Alcione Eduardo, 28. Turismo C: 1º) Ivan Mykytczuk Jr, 44 pontos; 2º) Bernardo Ferro, 33.
Fotos: Velocidade Cascavel/Tiago Guedes
Cido Morais foi o vencedor no Marcas - Classe 1 |
O londrinense Adriano Barbosa dominou no Marcas - Classe 2 |
Sergio Bucco começa o campeonato na frente da Turismo A |
Evandro Szwed foi o vencedor na Turismo B |
Campeão de 2020, Ivan Mykytczuk Jr lidera a Turismo C |
Nenhum comentário:
Postar um comentário