O fim de semana em Guaporé/RS foi um verdadeiro “banquete”
para os apaixonados por automobilismo. E como é bom poder ver o público
voltando cada vez mais aos autódromos, montando suas tendas e barracas, “pingando
um osso” nas churrasqueiras e curtindo um verdadeiro show de pilotagem. A cena na
transmissão dos pilotos estacionando na Curva do Radiador e celebrando com o
público vai ficar na memória do pós covid. Além das tradicionais categorias Turismo 1.4, SuperTurismo RS e
Classic Cup, a programação foi dividida com a Fórmula Truck, em seu retorno.
Com 42 carros inscritos para essa etapa, a Turismo 1.4
estabeleceu um novo recorde entre os regionais da categoria trazendo grandes
expectativas para as corridas que viriam. O domingo começou com a tradicional e conhecida
neblina de Guaporé que não dava condições de visibilidade em mais de 50 metros
e atrasou o início da programação. Quando os carros foram a pista para o
classificatório os mais rápidos foram Eduardo Fuentes e Rafael Iserhard (Bastos
Motorsports) na categoria A, Eduardo Cavalli (Lucatech Performance) na B e
Guilherme Pozzi (MP Racing) na categoria C destinada aos novatos e estreantes.
Por conta um problema mecânico Fuentes não conseguiu alinhar
no grid para a primeira bateria. Melhor para Ike Ramos, Guto Rotta, Thiago
Messias e João Cardoso Neto que travaram uma acirrada disputa dividindo e
fazendo curvas lado a lado. Ao final dos 20 minutos, Thiago Messias (ADESP/Tuta
Racing) levou a melhor no geral na “A” seguido por Ike Ramos e Guto Rotta.
Eduardo Cavalli venceu na categoria B e o estreante Guilherme Pozzi foi o
vencedor na C.
A segunda bateria começou com o Ford Kew Ka de Demilson
Andrade e Alex Citron (Citron Auto Peças) largando na frente e sendo superado
por Daniel Elias, Guto Rotta e Rodrigo Ribas. Com um ritmo muito forte, Guto
Rotta (Choka Car) assumiu a liderança da prova e construía uma boa vantagem sobre
os adversários até a intervenção do safety-car para remoção de alguns carros
envolvidos em um acidente. A relargada aconteceu com dois minutos para o fim da
prova, sem tempo para que os adversários conseguissem pressioná-lo. Guto Rotta
venceu a segunda bateria à frente de Thiago Messias e Rodrigo Ribas. Eduardo
Cavalli venceu mais uma pela categoria B
e Anderson Beiçola (RS Sports) venceu na C.
A terceira bateria teve como destaque a atuação do piloto
Eduardo Cavalli da categoria B que assumiu a ponta logo após a largada
conduzindo o pelotão e abrindo vantagem sobre pilotos mais experientes do grid
como Choka Sirtuli, Rodrigo Ribas e Rafael Iserhard, até enfrentar um problema
com a trava do capô que o fez perder velocidade de reta na fase final da prova.
Com isso, Choka Sirtuli superou o adversário para vencer no geral e na A com Rafael
Iserhard e Thiago Messias completando os três primeiros da categoria. Cavalli
venceu mais uma na B e vitória da pilota Antonela Bassani na categoria C.
A neblina da manhã e duas quebras de motores de outras categorias acabaram atrasando todo o cronograma do dia e já não havia mais tempo hábil para a quarta corrida. Como 75% da etapa já havia sido completada, a prova foi dada como encerrada pelos comissários e a bateria que ficou faltando deve ser encaixada em alguma das próximas etapas. Na soma dos resultados a vitória da etapa na categoria A ficou com Choka Sirtuli e Guto Rotta. Eduardo Cavalli imbatível, foi o vencedor na B e Anderson "Beiçola" foi o vencedor da 1ª etapa na categoria C. O próximo encontro dos gaúchos pela Turismo 1.4 será no Autódromo de Tarumã daqui a dois meses nos dias 12 e 13 de junho.
Choka Sirtuli e Guto Rotta (A) venceram duas baterias e foram os campeões da 1ª etapa |
Thiago Messias (A) levou a melhor na 1ª bateria |
Eduardo Fuentes (A) estreou carro novo com pole position |
Eduardo Cavalli dominou a categoria "B" |
Anderson "Beiçola" estreou seu Toyota Etios com vitória na categoria "C". |
Guilherme Pozzi, pole e vitória na estreia pela categoria C |
Antonela Bassani levou uma das baterias na categoria C |
Nenhum comentário:
Postar um comentário